IX WGID SBSeg 2019

Palestra 1: Proteção de Dados Pessoais e Novas Tecnologias (Quinta-Feira, 05/09, 11:00-12:00)

andrea

Andrea Willemin - Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo: Com a vigência extraterritorial da General Data Protection Regulation (GDPR) da União Europeia e a recente aprovação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Brasil, novos requisitos surgem na proteção de dados privados de usuários em sistemas computacionais. Nesse sentido, diversas empresas e órgãos governamentais deverão fazer mudanças nos seus procedimentos de tratamento de dados pessoais. Entre as mudanças, destaca-se a de privacidade by design (por design) e by default (por padrão). Dentro desse contexto, diversas questões relacionadas à gestão de identidade e projeto de sistema devem ser discutidas.

Sobre a palestrante: Andrea é Advogada, Data Protection Officer, certificada pela Comunidade Europeia, Doutoranda em Ciência da Informação e Tecnologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestre em Direito da Sociedade de Informação e Propriedade Intelectual pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, pós-graduada em Proteção de Dados e em Segurança da Informação pela Universidade de Maastrischt/Holanda e EPFL/Suíça; graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP e Université de Neuchâtel – Suíça; Economista formada pela Université de Savois – França e Université Genève – Suíça; Executive MBA Université de Genève.

Palestra 2: Privacidade de Dados Pessoais com Identidade Digital (Quinta-Feira, 05/09, 14:00-15:00)

marison

Marison Souza - Trubr

Resumo: Identidade digital única é uma necessidade cada vez mais em evidência dado a quantidade de dados pessoais e eventos coletados por sistemas e empresas, gerando centenas de modos de identificar uma mesma pessoa sem o devido controle quanto a proteção dos dados pessoais. Será demonstrado as ações da Trubr no Brasil e na Europa utilizando blockchain como protocolo de confiança de uma solução de identidade digital utilizando dispositivos móveis.

Sobre o palestrante: Sócio-fundador da Maven Inventing e Trubr, engenheiro de software e arquiteto de soluções corporativas. Certificado em Blockchain for Business pela Linux Foundation e em Data Protection pela Exin (PDPF). Lidera projetos de tecnologia no Brasil e Europa tanto no mercado corporativo quanto governo. Atualmente apoia o núcleo III do Instituto iColab, é instrutor de GDPR/LGPD em cursos e certificações e tem como preferência atuação com plataformas de Blockchain permissionada como Hyperledger.

Artigos aceitos

Artigos Completos:

Autenticação Única nos Ambiente em Nuvem da Amazon Web Services com Integração de Usuários do Google Suite

Pedro Pisa (UFF)
Diogo Mattos (UFF)

PEP4Django - A Policy Enforcement Point for Python Web Applications

Carlos da Silva (UFRN)
Welkson de Medeiros (IFRN)
Silvio Costa Sampaio (UFRN)

Uma Proposta para Autenticação Federada em Controladores de Redes Definidas por Software

Gabriel Kerschner (Unisinos)
Daniel Marcon (Unisinos)
Jeferson Campos Nobre (UFRGS)

Resumos Estendidos:

Módulo de Autenticação via Eduroam para o Pluggable Authentication Modules

Marcos Laerte Lima (UFSCar)
Pedro Lara Campos (UFSCar)
Paulo Matias (UFSCar)

eduroamIA: Inteligência Artificial Aplicada à Previsão de Eventos de Autenticação Federada no eduroam

Edelberto Silva (UFJF)
Lucas Frank (UFJF)
Rodrigo Torres Rego (UFJF)
Calebe Reis (RNP)

Tutoriais e Light Talks:

Provendo uma Rede Sem Fio de Grande Escala para Visitantes com Auditoria e com Identidade Verificável

Diogo Mattos (UFF)
Luiz Magalhaes (UFF)

Certificado Digital Acadêmico na Nuvem

Guilherme Geronimo (UFSC)
Jean Martina (University of Cambridge)
Roque Bezerra (UFSC)
Leonardo Meurer (UFSC)
Giovani Pieri (UFSC)
Ricardo Custódio (UFSC)
Vinicius Macelai (UFSC)
Doglas Martins (UFSC)

Autenticação de Dispositivos da IoT em Provedores de Identidades SAML

Michelle Wangham (Univali)
Allex Andrade (IFSC)
Felipe Cadoso (IFSC)

Gestão de Identidades em Redes de Automação de Subestações

Yona Lopes (UFF)
Natalia Castro Fernandes (UFF)
Debora Muchaluat-Saade (UFF)

Caso de uso de Managed IdP no serviço eduroam da RNP

Calebe Reis (RNP)
Rafael Veras (RNP)

eduID - Certificados Pessoais para a Comunidade Acadêmica Brasileira

Christian Lyra (RNP)
Alex Robertson (RNP)

Como a Gestão de Identidade Federada pode contribuir com a Proteção de Dados Pessoais

Michelle Wangham (Univali)

A Contribuição da RNP para a Conformidade dos Provedores de Identidade da Federação CAFe ao SIRTFI

Cristiane Rodrigues (RNP)
Rui Ribeiro (RNP)

Comitê de Organização

Coordenação do IX WGID:
Andre L. A. Marins (RNP)
Natalia Castro Fernandes (UFF)

Coordenação Geral do SBSeg 2019:
Routo Terada (IME-USP)
Daniel Macêdo Batista (IME-USP)

sbseg2019@ime.usp.br

O SBSeg 2019 é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).