VIII WFC SBSeg 2019

Palestra: Perícia Forense Computacional e Ciência de Dados: um casamento que precisa ser arranjado (Segunda-Feira, 02/09, 15:30-17:00)

andre

André Ricardo Abed Grégio - Universidade Federal do Paraná

Resumo: A perícia forense é uma área do conhecimento que auxilia investigações a confirmar fatos e atribuir responsabilidade. Isto requer a análise dos dados obtidos das investigações, cujos artefatos podem resultar na produção de evidências. Mais do que isso, é preciso que esses dados sejam coletados, armazenados, acessados, manuseados e processados de modo "seguro". Para cumprir essa premissa, deve-se ser capaz de garantir que, mesmo após a manipulação das evidências, estas tenham suas características de integridade, disponibilidade e confidencialidade preservadas. A área da ciência dos dados, por sua vez, estabelece (e aplica) procedimentos de coleta, armazenamento, processamento, interpretação e acesso a dados científicos. O objetivo desses procedimentos, ou fluxo de trabalho, é garantir que um experimento seja consistente. Com isso, ao se basear em um fluxo de trabalho bem definido, com os mesmos dados, procedimentos de manuseio e ferramentas, investigadores distintos devem ser capazes de reproduzir um experimento e chegar ao mesmo resultado. Nesta palestra, serão discutidos alguns desafios da perícia forense computacional e como eles podem ser sanados com a implementação e uso de um workflow científico adequado.

Sobre o palestrante: Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004), Mestre em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2007) e Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2012), com período sanduíche na UCSB - University of California, Santa Barbara. Professor Adjunto do Departamento de Informática (DInf) na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pesquisador Colaborador do Laboratório de Segurança e Criptografia no Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Foi Tecnologista Pleno do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI/MCTI) em Campinas/SP entre 2009 e 2016. Áreas e interesses de pesquisa: Segurança Computacional em geral; Comportamento de malware; Sistemas para análise de malware; Visualização, análise e mineração de dados de segurança; Segurança em SDN e IoT.

Artigos aceitos

Análise de Métodos para o Tratamento de Arquivos Falso-Positivos a partir de Ferramentas de Recuperação de Dados Digitais: Uma Revisão Sistemática da Literatura

Josivaldo Araujo (UFPA)
Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira (UFPA)
Eric Pereira (UFPA)
William Silva (UFPA)

An Empirical Analysis of Brazilian Courts Law Documents using Learning Techniques

Bruno Silva (UFRN)
Marjory Da Costa-Abreu (UFRN)

Comitê de Organização

Coordenação do VIII WFC:
Davidson Boccardo (Clavis Segurança da Informação)
João Gondim (UnB)

Coordenação Geral do SBSeg 2019:
Routo Terada (IME-USP)
Daniel Macêdo Batista (IME-USP)

sbseg2019@ime.usp.br

O SBSeg 2019 é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).